Tendinite ou Bursite: Você sabe a diferença?

Tire todas as dúvidas a respeito da tendinite e bursite. O que são, suas causas, os sintomas mais comuns e os tratamentos mais recomendados.

Tendinite ou Bursite?

A TENDINITE ou tendinopatia é a inflamação do tendão, uma estrutura fibrosa, como uma corda, na parte final do músculo que se liga ao osso. Essa estrutura tem pequena capacidade de extensão e alta resistência a tração. São escassamente vascularizadas, originando assim sua cor esbranquiçada, em decorrência do pouco sangue que recebem.

Já a BURSITE é a inflamação da bursa, que é uma bolsa serosa que tem a função de facilitar o deslizamento dos tendões, diminuindo o atrito causado no movimento. As bolsas estão localizadas nos pontos de fricção, especialmente onde há tendões ou músculos que passam por cima do osso. Embora uma bolsa geralmente contenha muito pouco líquido, no caso de se lesionar pode inflamar-se e encher-se de líquido.

Como acontece a tendinite e a bursite?

A TENDINITE acontece quando um tendão é submetido a um esforço muito grande ou quando o mesmo encontra-se fragilizado em decorrência de microtraumas, causados por esforços repetitivos. Os tendões mesmo tendo algum poder de elasticidade não são tão fortes quanto os ossos ou os músculos, sendo mais susceptíveis a lesões. Estas lesões irão desencadear um processo inflamatório que piorará o quadro.

A BURSITE ocorre quando a bursa é lesionada repetitivamente por alguma estrutura adjacente, como uma espicula óssea ou um tendão, sendo na maioria dos casos uma patologia secundária a uma alteração anatômica local.

Quais as causas e fatores de risco da tendinite e bursite?

• Ausência do alongamento muscular: que termina sobrecarregando o tendão e a bursa;

• Postura inadequada: posturas inadequadas diminuem o espaço necessário para o bom funcionamento dos tendões e da bursa, de modo que eles trabalhem de forma irregular. A longo prazo isso pode trazer o desenvolvimento da tendinite e bursites;

• Movimentos repetitivos: A operação de máquinas, prática excessiva de esportes, uso de computadores, celulares e outras situações que envolvem o esforço repetitivo são os grandes vilões dos tendões e da bursa, levando a famosa LER/DORT (Lesão por Esforço Repetitivo e as Doenças Ocupacionais Relacionadas ao Trabalho);

• Estresse: o fator psicológico de ansiedade ou tensão faz com que os músculos fiquem tensionados imperceptivelmente, o resultado é a sobrecarga dos tendões que também precisam aguentar essa pressão;

• Atividades esportivas: Esportes e exercícios praticados de forma inadequada podem estirar os músculos e com isso provocar a tendinite;

• Doenças auto-imunes: Neste tipo de doença, o sistema de defesa do organismo não funciona adequadamente e acaba agredindo os tendões e as bursas;

• Pessoas idosas: Com o progredir da idade a circulação sanguínea se torna mais deficiente, o que torna o tendão pouco irrigado e mais suscetível a lesões e a inflamação.

Quais os sintomas e complicações da Tendinite e Bursite?

Os sintomas da Bursite e Tendinite variam muito dependendo da região acometida, podendo ser muito semelhantes em alguns casos. Entre os achados mais comuns estão:

• Dor: principalmente durante os movimentos ou compressão local;

• Edema (inchaço); em alguns casos pode ser observado edema pelo acumulo de líquidos na região;

• Inflamação; em situações mais intensas pode estar presente uma vermelhidão e calor local;

• Restrição de movimento: em geral pela dor.

A principal complicação da tendinite, além da dor crônica, é a tendinose (desgaste crônico do tendão) que se não tratado precocemente pode culminar com a ruptura do tendão;

Quais os principais locais acometidos pela Tendinite e Bursite?

Tendinite:

1. Ombro (manguito rotador, em especial o tendão do supraespinhal);

2. Punho (tendões extensores);

3. Tornozelo (tendão de Aquiles);

4. Joelho (tendão patelar)

5. Coxa (Síndrome do atrito da Banda iliotibial - SABI);

6. Cotovelo (Epicondilite lateral);

7. Perna/pé (tendão do Tibial posterior);

8. Perna/pé (Tendões fibulares);

9. Tendinite do púbis (adutor);

10. Tendinite iliopsoas.

Bursite:

​Ombro, cotovelo, joelho e quadril.

Como é feito o diagnóstico da Tendinite e Bursite?

O seu ortopedista irá realizar o diagnóstico destas doenças com base em dados clínicos, da história da doença e do exame físico. Porém, em alguns casos, para uma melhor elucidação diagnostica, pode ser solicitado um raio-X (para avaliar anormalidades ósseas), alem Ultrassonografia (USG) ou Ressonâncias Nuclear Magnética (RNM), que iram detalhar o processo inflamatório nas partes moles.

Como tratar a Tendinite e a Bursite?

O tratamento destas doenças deve ser individualizado caso a caso, levando em consideração o tempo de evolução dos sintomas, local de acometimento e gravidade. Seu médico ortopedista irá identificar o tratamento mais apropriado para cada situação.

Em geral as principais medidas recomendadas são:

• Corrigir a postura e melhora da ergonomia ao trabalhar;

• Prática do alongamento de músculos envolvidos;

• Fortalecimento dos músculos;

• Respeito ao aparecimento da dor;

• Alterações dos hábitos, como adotar paradas no trabalho;

• Melhora do condicionamento físico e perda de peso;

• Compressas de gelo na fase aguda (menos de 3 semanas): aplicar a compressa por 10 minutos, descansar por 10 minutos e reaplicar por mais 10 minutos. Esta sequência deve ser repetida a cada duas horas;

• As compressas mornas estão indicadas na fase crônica (mais de 3 semanas);

• Repouso relativo;

• Órteses imobilizadoras / protetoras;

• Uso de anti-inflamatórios não esteroidais (AINES) e relaxantes musculares;

• Fisioterapia motora;

• E em alguns casos, cirurgia;

Para maiores informações e esclarecimentos procure seu médico ortopedista.