Artrose: Tem cura?

A artrose, também conhecida como osteoartrose, osteoartrite ou doença articular degenerativa, é uma doença crônica que atinge cerca de 20% da população mundial e já é a terceira causa de afastamento do trabalho no Brasil.

O que é Artrose?

A artrose é a doença relacionada com a lesão degenerativa (desgaste) da cartilagem articular. A articulação é a parte do corpo que liga dois ossos e permite a realização de movimentos. As superfícies dos dois ossos que se aproximam são revestidas pela cartilagem articular, cuja função é evitar o atrito de um osso contra o outro e amortecer o impacto produzido pelo movimento ou pelo esforço, facilitando o deslizamento das extremidades ósseas.

O que causa e quais os fatores de risco da Artrose?

Boa parte dos ossos é revestida por um material claro, relativamente translúcido, que não tem nervos, nem vasos sanguíneos (portanto não dói nem sangra), chamado cartilagem. Essa cartilagem, que participa no amortecimento dos impactos durante os movimentos, sofre um processo de destruição durante a Osteoartrite.

Assim, o osso que fica logo abaixo dessa cartilagem enfrenta aumento de pressão e também se deteriora. Da mesma forma, os tendões, músculos e ligamentos que envolvem a junta são afetados quando existe Osteoartrite. Diferentemente da cartilagem, o osso que fica abaixo dela é rico em nervos e sangue e as estruturas como tendões, músculos e ligamentos têm muitas terminações nervosas.

Logo, as dores que as pessoas apresentam podem originar-se no osso que fica abaixo da cartilagem ou nas outras estruturas que têm nervos. Mas o mais provável é que a dor seja resultado de problemas no conjunto de todos esses tecidos.

Os principais fatores de risco são:

• A obesidade não é causa da Osteoartrite, mas as pessoas mais pesadas não só têm mais risco de ter a doença como de ter Osteoartrite mais grave.

• A idade avançada não é a causa da Osteoartrite, mas quanto mais idoso, mais obeso e sedentário, mais risco de manifestar Osteoartrite ou pelo menos de sofrer por causa de Osteoartrite.

• Pessoas que fazem esforço físico com carga excessiva (p.ex.: subir e descer escadas, carregar peso nas costas ou na cabeça), mas também atletas, que usam e desgastam algumas juntas, podem desenvolver Osteoartrite mais cedo. Por exemplo: jogadores de futebol, mesmo os chamados popularmente de “peladeiros”, têm mais risco de ter Osteoartrite nos joelhos.

• Embora a Osteoartrite não seja uma doença “genética”, tem tendência a ocorrer mais em pessoas de uma mesma família, principalmente quando ocorre nas mãos.

Quais são os sintomas principais da artrose?

A principal manifestação clínica da osteoartrose é a dor articular. Além disso, por ser a osteoartrose uma doença crônica de evolução lenta, seus sintomas iniciais desenvolvem-se de forma discreta e mal definida, passando despercebidos na maioria da vezes.

No início, a dor pode se manifestar como um "dolorimento" articular de curta duração, ou como a sensação de juntas "pesadas" ou ainda como uma "agulhada" ou "ferroada" passageira. Essa sensação dolorosa melhora com o movimento, com tratamentos caseiros ou mesmo espontaneamente, razão pela qual a grande maioria das pessoas não lhe dá a devida importância.

À medida que o acontecimento evolui, os episódios dolorosos se repetem com maior intensidade e duração, tornando-se nitidamente relacionados com o início do movimento articular (ao levantar de uma cadeira, por exemplo). Nos casos mais avançados há perda total da cartilagem articular, determinando o aparecimento de dor intolerável ao mais leve movimento, deformidade e endurecimento da junta comprometida, que perde a mobilidade parcial ou totalmente.

O enrijecimento articular pós-repouso ou matinal é comum e de curta duração (no máximo 30 minutos, quando o caso não for muito severo). Outros sintomas clínicos da osteoartrose, que podem aparecer tanto no início quanto em formas mais avançadas, são: aumento de volume, inchaço ou intumescimento das juntas afetadas, que pode ser temporário após o repouso ou ao acordar, calor local e, muitas vezes, sinais de crepitação articular (ruído que aparece ao movimento, como se houvesse areia ou pedras dentro da junta)..

Quais as articulações mais comumente lesadas pela artrose?

As mais comuns são: articulações dos dedos das mãos, da coluna vertebral (em particular a coluna cervical e a lombar) e aquelas que suportam o peso do corpo, como os quadris, joelhos e pés.

Como é feito o diagnóstico da Artrose?

O seu ortopedista irá realizar o diagnóstico da artrose através de critérios clínicos (história do paciente e sintomas), associado a exames de imagem, em especial o Raio X. Com base nesses dados o ortopedista poderá diagnosticar, classificar e quantificar a gravidade de cada caso e articulação.

Como tratar a Artrose?

O tratamento da artrose é individualizado, seu ortopedista irá realiza-lo visando o alivio da dor e retardação dos efeitos nocivos desta doença. Este tratamento será inicialmente conservador, com medidas medicamentosas e não medicamentosas. As cirurgias são reservadas aos casos refratários, de difícil controle e com comprometimento importante da qualidade de vida.

Tratamento não medicamentoso:

• Pratique atividades físicas regularmente. De preferência, dentro da água, como hidroterapia, hidroginástica ou natação;

• Exercícios de alongamento, pilates, musculação, bicicleta ou mesmo aulas de dança são úteis;

• Medidas físicas como palmilhas e joelheiras podem ajudar no seu conforto.

• Faça compressas Mornas e frias (alternadamente) por 20 min 3 vezes ao dia.

• Muitas pessoas têm “vergonha” em usar bengala e sofrem mais dor por causa disso. Se precisar, use a bengala, além de ser elegante irá lhe proporcionar mais liberdade de movimento.

• Analgésicos e anti-inflamatórios para o alivio da dor;

• ​Infiltrações intra-articulares (injeções dentro da articulação): com corticoides ou viscossuplementação (remédios semelhantes ao liquido natural da articulação).

• Condroprotetores: remédios para proteger a cartilagem;

Tratamento cirúrgico:

• Reservado para os casos de articulações seriamente danificadas e incapacitantes. O procedimento consiste, na maioria das vezes, na substituição da articulação danificada por uma nova (uma prótese).

Artrose tem cura?

Até há pouco tempo a osteoartrose era considerada uma conseqüência inevitável do envelhecimento, cujo curso inexorável levava à incapacidade total e para a qual não havia tratamento.

Infelizmente ainda não há cura para artrose, mas graças ao melhor conhecimento da doença e ao progresso técnico-científico, é possível modificar o curso evolutivo da enfermidade, através do uso adequado de medicamentos que permitem controlar e retardar os efeitos nocivos da osteoartrose sobre as articulações comprometidas.

​Para maiores informações e esclarecimentos procure seu médico ortopedista.

Tags: