Osteoporose: Uma assassina silenciosa!

Silenciosa e sem sintomas, a osteoporose pode causar fraturas graves, levando até mesmo a morte. Saiba como prevenir fraturas e evitar as complicações desta doença.

O que é Osteoporose?

A osteoporose é uma doença do metabolismo ósseo caracterizada pela diminuição da massa óssea e deterioração da microarquitetura, Estas alterações acabam deixando o osso mais "Poroso" culminando com o aumento da fragilidade óssea e da susceptibilidade a fraturas.

Estima-se que uma em cada três mulheres após a menopausa terão osteoporose. E esta prevalência vem aumentando ao longo dos anos. Para se ter uma ideia, a população brasileira propensa a desenvolver osteoporose aumentou de 7,5 milhões, em 1980, para 15 milhões, em 2000, ou seja dobrou em 20 anos. Até 2020 quase 10% da população brasileira será susceptiva a osteoporose.

No Brasil, a cada ano ocorrem cerca de 2,4 milhões de fraturas decorrentes da osteoporose. Cerca de 200 mil pessoas morrem todos os anos em decorrência destas fraturas.

Você sabe quais as funções dos ossos?

Os ossos são órgãos imprescindíveis para nosso corpo e possuem como principais funções:

• Sustentação do corpo;

• Proteção contra impactos - Vários ossos protegem órgãos importantes do corpo humano. Um bom exemplo são os ossos do crânio que protege o encéfalo;

• Atuação fundamental na locomoção (movimentação);

• Armazenamento de energia: triglicerídeos são armazenados nas células de gordura da medula óssea amarela;

• Produção de células sanguíneas: a medula óssea vermelha, presente na parte interna de alguns ossos, fabrica leucócitos, eritrócitos e plaquetas;

• Armazenamento de minerais: o tecido ósseo é responsável por armazenar alguns minerais de fundamental importância para o corpo humano como, por exemplo, fósforo e cálcio. Quando ocorre a necessidade destes minerais, os ossos os liberam possibilitando a homeostase (equilíbrio mineral).

Como acontece a Osteoporose?

Os ossos são submetidos a um constante ciclo de formação e reabsorção óssea, denominado de "Turnover" ósseo. Estima-se que 10-30% da massa óssea são remodelado por ano e um "novo" esqueleto é destruído e reconstruído a cada 8 anos.

Este equilíbrio entre a formação e "destruição" óssea é muito delicado, e quando a perda de massa óssea prevalece, pode levar a Osteoporose. Este processo tem inicio a partir dos 35 anos, mas acentua-se na senilidade. Doenças crônicas ou estilo de vida sedentário podem aumentar a perda óssea levando à osteoporose em idade precoce.

Os três principais mecanismos que causam a osteoporose são:

• A falta de cálcio e vitamina D durante o processo de formação óssea;

• A reabsorção óssea excessiva mediada por osteoclastos (células que retiram cálcio dos ossos e jogam na corrente sanguínea);

• E a neoformação óssea inadequada pelos osteoblastos (células que retiram o cálcio da corrente sanguínea e depositam nos ossos).

Quais as causas e fatores de risco da Osteoporose?

A menopausa é a principal causa da osteoporose em mulheres devido à diminuição dos níveis séricos de estrogênio pela insuficiência ovariana decorrente da menopausa fisiológica ou da remoção cirúrgica dos ovários, o que provoca a rápida perda óssea.

As mulheres, especialmente as caucasianas (brancas) e asiáticas têm menor massa óssea do que os homens. A perda de massa óssea resulta em uma fragilidade, que facilmente leva a fraturas do punho, coluna vertebral e quadril.

No entanto, há um número considerável de causas da osteoporose em qualquer idade, que não são normalmente reconhecidos ou valorizados, entre os quais:

• Diabetes Mellitus;

• História familiar;

• Alcoolismo;

• Tabagismo;

• Doenças endócrinas, gastrointestinais, reumatológicas e nefrológicas;

• Deficiência de cálcio e vitamina D;

• Alguns medicamentos de uso crônico (omeprazol, corticoides e anticonvulsivantes)

• Anorexia e desnutrição;

• Baixa exposição à luz solar;

• mobilização e repouso prolongados;

• Um estilo de vida sedentário.

• Certos tipos de câncer.

Quais os sintomas e complicações da Osteoporose?

A osteoporose não causa sintomas e muitas vezes passa despercebida, por isso que tem sido chamada de "epidemia silenciosa".

As manifestações clínicas da osteoporose ocorrem como consequência de suas complicações: sendo a principal delas as fraturas. No entanto, existe um equívoco generalizado de que a perda de massa óssea causa dor musculoesquelética.

Mas as complicações clínicas da osteoporose não incluem só fraturas, mas também dor crônica, perda de altura, aumento da cifose torácica (corcunda), depressão, deformidades, perda da independência e aumento da mortalidade.

Estima-se que cerca de 50% das mulheres e 20% dos homens com idade igual ou superior a 50 anos sofrerão uma fratura osteoporótica ao longo da vida.

Quais os principais locais de fratura por Osteoporose?

Os principais sítios de ocorrência de fraturas por osteoporose são na coluna, punho e quadril. Eles são causados ​​por traumas de baixa energia, como uma simples queda. Por isso são chamadas de fraturas por fragilidade.

A fratura vertebral é a mais prevalente. Pode resultar de um esforço para suportar peso ou dobrar, mas também pode não haver nenhuma razão aparente. Tipicamente, o quadro inicia com dor aguda, que aumenta com o movimento e diminui com o repouso. A intensidade da dor geralmente diminui depois das primeiras 2-3 semanas e desaparece após 2-3 meses.

Dados norte-americanos apontam que aproximadamente 5% dos indivíduos que apresentam fratura de quadril por osteoporose morrem durante a internação hospitalar, 12% morrem nos 3 meses subsequentes e 20% morrem no ano seguinte ao da fratura,

Uma Pesquisa conduzida no Rio de Janeiro, em hospitais públicos, revelou mortalidade de 23,6% nos 3 meses subsequentes à fratura de fêmur.

Como é feito o diagnóstico da Osteoporose?

O seu ortopedista irá realizar o diagnóstico da osteoporose levando em conta critérios clínico, radiológicos e laboratoriais.

Existem diversos métodos para a mensuração da Densidade Mineral Óssea (DMO), o mais utilizado em nosso meio é a DXA (absorcimetria por raio X com dupla energia);

Por meio desta técnica em 2012 a Organização Mundial de Saúde (OMS) dividiu os pacientes em 4 categorias, levando em consideração o seu Escore T:

• Normal: > -1;

• Osteopenia: entre -1 e -2,5;

• Osteoporose: < -2,5;

• Osteoporose estabelecida: < -2,5 com fratura por fragilidade.

Como tratar a Osteoporose?

Para o tratamento da osteoporose seu médico ortopedista irá realizar um tratamento binômico baseado em medidas não medicamentosas e medicamentosas.

Tratamento não medicamentoso:

• Prática de exercícios físicos;

• Que irá aumentar a massa óssea;​

• E melhora do equilíbrio, força muscular e resistência diminuindo a chance de quedas;​​

• Prevenção de quedas;

• Mais de 90% das fraturas são causadas por quedas simples;​​

• Suspensão do Fumo e álcool.

• Existem uma série de classes medicamentosas para o tratamento da osteoporose. Procure seu médico ortopedista para descobrir a melhor modalidade para o seu caso.

• Mas as principais são: Bifosfonados, Estrógenos Conjugados, Moduladores Seletivos dos Receptores de Estrogênio (SERMS), Calcitonina, Paratormônio, Ranelato de Estrôncio, Denosumabe (inibidor da sinalização RANK).

• Além é claro da reposição de cálcio e vitamina D.

Osteoporose tem cura?

A osteoporose pós-menopausa ainda não possui cura, mas os tratamentos hoje existentes são bem eficazes no controle e prevenção das fraturas e das outras complicações. Já as outras formas de osteoporose, secundárias a outras doenças essas sim podem ser curadas com o tratamento correto das patologias de base.

Como prevenir fraturas e evitar as complicações da osteoporose?

• Cuide da sua alimentação, tenha uma dieta rica em cálcio e vitamina D, consuma regularmente leite e derivados (iogurte e queijo), vegetais folhosos verde-escuro, ameixa seca e o ovo;​​

• Faça exercícios físicos regularmente. Tente caminhar, praticar natação, ou musculação;​​

• Torne a sua casa segura para evitar acidentes, tome cuidado com tapetes, sandálias de dedo, pisos molhados e escorregadios, em especial "O Banheiro" - O grande vilão da osteoporose;​​

• Seja saudável, evite a obesidade e o sobrepeso;​​

• Tome sol diariamente, por pelo menos 15 min ao dia. Mas cuidado para não exagerar;​​

• Pratique uma boa postura.

Vamos combater essa assassina silenciosa!