top of page

Fibromialgia: a doença que até hoje intriga os médicos.


Dor em todo corpo, fadiga, cansaço mental, perda de memória. Você pode estar com fibromialgia.
 

A fibromialgia é um dos maiores mistérios da medicina. É uma doença que se caracteriza por dores difusas envolvendo músculos, tendões e ligamentos. O paciente com fibromialgia tem múltiplas dores pelo corpo e se sente constantemente exaurido, todavia apresenta ótimo aspecto, o exame físico não demonstra nenhuma anormalidade óbvia e as análises e exames complementares são normais.

 

O que é Fibromialgia?

A fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Comumente a fibromialgia cursa com sintomas de fadiga, intolerância ao exercício e sono não reparador (isto é, a pessoa acorda cansada).

 

O que causa a fibromialgia? Não existe ainda uma causa única conhecida para a fibromialgia, mas já temos algumas pistas porque as pessoas têm esta síndrome. Os estudos mais recentes mostram que os pacientes com fibromialgia apresentam uma sensibilidade maior à dor do que pessoas sem fibromialgia.


Isto não é relacionado com o fato de se ser "forte" ou "fraco" para dor. Na verdade, seria como se o cérebro das pessoas com fibromialgia estivesse com um "termostato" desregulado, que ativasse todo o sistema nervoso para fazer a pessoa sentir mais dor.


Desta maneira, nervos, medula e cérebro estariam fazendo que qualquer estímulo doloroso seja aumentado de intensidade. Uma parte do corpo que estamos sempre machucando no nosso dia-a-dia é a musculatura.


Em pessoas sem fibromialgia, estes pequenos traumas, distensões e tensões passam despercebidos. Na pessoa com fibromialgia as dores vindas destas lesões são amplificadas, e começa o grande "círculo vicioso" dentro do músculo: a musculatura fica dolorida e contrai (tensiona) e esta tensão leva a mais dor, que tensiona mais o músculo, e assim por diante.


A pessoa começa a não dormir bem e não se exercitar, o que piora a dor muscular, mantendo o ciclo. Sintomas de depressão e ansiedade também podem piorar o quadro.


 

Como é feito o diagnostico da fibromialgia? O diagnóstico da fibromialgia é clínico, isto é, não se necessitam de exames para comprovar que ela está presente.

Os principais critérios diagnósticos são:

  • Dor por mais de três meses em todo o corpo;

  • Presença de pontos dolorosos na musculatura (pelo menos de 11 pontos, dos 18 famosos Tender Points).

  • Os exames laboratoriais são solicitados apenas para descartar outras doenças como hipotiroidismo, diabetes entre outras.

 

A fibromialgia afeta mais mulheres do que homens? Sim. De cada 10 pacientes com fibromialgia, 9 são mulheres. Não se sabe a razão porque isto acontece. Não parece haver uma relação com hormônios, pois a fibromialgia afeta as mulheres tanto antes quanto depois da menopausa. A idade de aparecimento da fibromialgia é geralmente entre 30 e 60 anos. Porém, existem casos em pessoas mais velhas, crianças e adolescentes.

 

Qual o tratamento para fibromialgia? O tratamento da fibromialgia divide-se em cinco pontos principais:

  1. Exercícios: este é o ponto mais importante do tratamento;

  2. Tratamento do sono: o objetivo é melhorar a qualidade do sono, não a sua quantidade;​

  3. Tratamento da dor: embora não exista um analgésico que tire toda a dor em um paciente com Fibromialgia, este é um item importante no tratamento, pois o paciente deve ter a sua dor reduzida a um ponto que permita o início da atividade física.

  4. Controle da ansiedade/depressão: Se estes sintomas estão presentes, devem ser tratados adequadamente. ​

  5. Uso de medicamentos com evidências de impacto positivo no manejo da fibromialgia.


 

​​Para maiores informações e esclarecimentos procure seu médico ortopedista.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • Google+ Basic Square
bottom of page